Serra Da Raiz

Paraíba

História de Serra Da Raiz - PB

Serra da Raiz Paraíba - PB

Muito antes de ser efetivamente iniciada a colonização do Município de Serra da Raiz, tanto os franceses, em atos de pirataria e aliados dos índios ININGUASSUS ou INIGUASSUS que habitavam a região, quantos colonizadores portugueses, prelustraram a região em busca de ouro ou pedras preciosas que supunham aflorar na Serra da Capoaba, e travaram inúmeros combates, até que Martin Leitão resolveu intervir, destruindo muito aldeiamentos indígenas e livrando a região dos franceses intrusos.

Dentre os primeiros colonizadores da Serra da Raiz destaca-se um Senhor Major Costa que construiu, no pequeno aglomerado, uma rústica indústria de beneficiamento e fiação de algodão, conhecida como Bolandeira, fator primordial para que se construi-se novos prédios em suas imediações, proporcionando o crescimento e o progresso da povoação.

Com a doação de uma faixa de terra pelos seus moradores, foi construída a Capela do Senhor do Bonfim, em taipa e de pequenas dimensões para o número de adeptos, sendo por isso totalmente reconstruída em alvenaria na década de 1900, e hoje é a sua igreja matriz, ainda, sob o orago do Senhor de Bonfim.

Foi árdua a disputa da Vila da Serra da Raiz com a de Caiçara pela liderança da Região, provocando esta rivalidade a parcial paralização do progresso de ambas que passaram a pertencer ao município de Guarabira até o ano de 1908 quando foi restabelecido
o município de Caiçara (Lei 309, de 7 de novembro), do qual Serra da Raiz continuou como parte integrante de seu território até sua emancipação em 1959.

Gentílico: serra-raizense ou serrano

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Caiçara o distrito de Serra da Raiz.

Pelo decreto-lei nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Serra da Raiz passou a denominar-se Cupaoba.

Pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Cupaoba volta a denominar-se Serra Raiz e perdeu parte do seu território para o novo distrito de Duas Estradas, no município de Caiçara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Raiz da Serra ex-Cupaoba, figura no município de Caiçara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serra da Raiz, pela lei estadual nº 1962, de 21-01-1959, desmembrado de Caiçara. Sede no antigo distrito de Serra Raiz. Constituído de 2 distritos: Serra da Raiz e Duas Estradas, ambos desmembrados de Caiçara. Instalado em.31-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Serra da Raiz e Duas Estradas.

Pela lei estadual nº 2058, de 22-12-1961, desmembra do município de Serra da Raiz
o distrito de Duas Estradas. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Serra da Raiz para Cupaoba alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938. Cupaoba para Serra da Raiz alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943.