Nova Palmeira

História de Nova Palmeira - PB

Nova Palmeira

Paraíba - PB

O POVOADO teve início, em 1880, quando Francisco Bezerra de Medeiros, conhecido com
Chico Caçote, implantou a fazenda Jerimim, no local onde hoje está edificada a cidade. Os outros proprietários no lugar era, Pedro Antonio dos Santos, José Bezerra de Medeiros e Manoel Clementino de Mendonça.

Em terreno doado pelo pioneiro, Francisco Bezerra de Medeiros, foi construída, em 1818, uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, escolhida como Padroeira da Povoação.

Manoel Belarmino de Macedo, Tomaz Martins de Medeiros e José Mário Dantas, estão relacionados entre os primeiros habitantes.

O nome de Jerimum foi mudado para Nova Palmeira, por sugestão de Manoel de Souza Lima, então prefeito de Picuí, município a que pertencia o povoado. Foram levadas pelo prefeito duas mudas da árvore, planatada em local de destaque.

Com o constante progresso, Nova Palmeira foi elevada à categoria de distrito, em 1961, e em 1963, foi desmembrado de Pedra Lavrada.

Gentílico: nova palmeirense

Distrito criado com a denominação de Nova Palmeira, pela lei municipal 2640, de 20-12-1961, subordinado ao município de Pedra Lavrada.
Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Palmeira pela lei municipal nº 3102, de 14-11-1963, desmembrado de Pedra Lavrada. Sede no atual distrito de Nova Palmeira expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-11-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.