Mato Grosso

Paraíba

História de Mato Grosso - PB

Mato Grosso Paraíba - PB

O município de Mato Grosso - PB, localizado no alto sertão paraibano, a 413 km da capital, teve sua origem pela existência de uma pequena casa construída há muito tempo atrás, numa data desconhecida pelos atuais moradores, pelo Sr. Manuel João, o qual formou uma grande família que até hoje predomina nessas terras. Daí em diante foram construídas muitas outras casas e no ano de 1977 foi passado a condição de distrito, e somente em 29 de abril de 1994 deu-se a criação do município.

Mato Grosso recebeu esse nome, devido a uma extensa mata fechada, constituída de árvores grandes, destacando a oiticica, que cobria o local onde foram construídas as primeiras casas, onde hoje é o centro da cidade.

Sendo o seu primeiro prefeito, eleito pelo povo, o Sr. Ivalceney Oliveira de Freitas.

Gentílico: matogrossense

Mato Grosso foi elevado a categoria de distrito pela lei estadual nº 3918 de 10-10-1977.

Através da lei estadual nº 5891 de 29-04-1994 foi elevadoado à categoria de município com a denominação de Mato Grosso e desmembrado de Jericó. O município foi instalado em 01-01-1997 e constituído apenas do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 15-08-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.