Malta

Paraíba

História de Malta - PB

Malta Paraíba - PB

Nos fins do século XVII, na região do sertão da Paraíba, porção de terra pertencente a Casa da Torre da Bahia e cedida a Teodósio de Oliveira Ledo, que chegando a essas terras onde se constituiu o município de Malta, dominou os primitivos habitantes índios da tribo dos Pêgas.
Por volta de 1930, João Fernandes de Freitas, fundador da cidade, construiu uma Capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e em volta, se desenvolveu o núcleo que mais tarde seria a cidade de Malta.

O solo fértil, atraiu muitos criadores de gado, que organizaram fazendas tanto para criação como para o cultivo do algodão.

O desenvolvimento do povoado foi rápido, e em 1938, foi elevado a categoria de Distrito de Pombal.

Acredita-se que o nome do povoado tenha sido dado em homenagem a cidade portuguesa de Malta.

Gentílico: maltense ou maltino.

A povoação foi elevada a categoria de Distrito pelo Decreto Lei nº 1164 de 13 de novembro de 1938, integrante do município de Pombal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1950.
Elevado à categoria de município, com a denominação de Malta, pela lei estadual nº 985, de 09-12-1953,
desmembrado de Pombal. Sede no antigo distrito de Malta. Constituído apenas do distrito sede. Instalado em 26-12-1953.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 2599, de 29-11-1960, é criado o distrito de Condado e anexado ao município de Malta.

A lei estadual nº 2672, de 18-12-1961, desmembra do município de Malta o distrito de Condado. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.