Mãe D`Água

Paraíba

História de Mãe D`Água - PB

Mãe d`Água Paraíba - PB

NO ANO de 1818, o sítio Mãe D`Água (hoje o município do mesmo nome) era propriedade de Leonardo Cambuim, homem de visão, que aí construiu sua residência, realizando, em torno, semanal feira livre. Outros foram construindo mais casas. Edificou-se uma capela em homenagem a São Sebastião, em 1890.

A grande quantidade de fontes dágua no território de atual município originou o nome de Mãed`Água.

A paróquia de São Sebastião foi oficialmente criada em 15 de agosto de 1891.

O povoado de Santa Maria Goreti foi transferido para outro local em virtude da construção do açude Capoeira, com capacidade de 52 milhões cúbicos dágua, para o abastecimento de Mãed`Água.

Gentílico: mãe-daguense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Teixeira
o distrito de Mãe d`Água. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município, com a denominação de Mãe dÁgua, pela lei estadual nº
2686, de 26-12-1961, desmembrado de Teixeira. Sede no antigo distrito de Mãe dÁgua. Constituído
do distrito sede. Instalado em 20-02-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.