Juripiranga

Paraíba

História de Juripiranga - PB

Juripiranga Paraíba - PB

EM 1777, Braz Tavares e família se fixaram no lugar conhecido por Serrinha de Baixo: Afluíram para ali novos moradores, desenvolvendo-se o núcleo. Foi implantado um cruzeiro e realizados ofícios religiosos.

Mais tarde, a família Ferreira também se estabeleceu no lugarejo, denominando-o Serrinha de Cima. Ao ser uma de suas filhas acometida de grave doença, foi erigida a Capela de Nossa Senhora da Soledade; Padroeira da Cidade, em cumprimento à promessa pelo seu estabelecimento. A família doou, também um patrimônio em jóias e terras à Igreja.

As atividades agrícolas, principalmente a cultura de algodão, promoveram o crescimento local.

Na divisão administrativa de 1939-43, aparece com nome de Serrinha e na de 1944-48, com o de Juripiranga.

Gentílico: juripiranguense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, distrito de Serrinha, figura no município de Pilar.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Serrinha passou a denominar-se Juripiranga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Juripiranga, figura no município de Pilar.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Juripiranga, pela lei estadual nº 2673, de 22-12-1961, desmembrado de Pilar. Sede no antigo distrito de Juripiranga. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Serrinha para Juripiranga alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943.