São José Do Sabugi

Paraíba

História de São José Do Sabugi - PB

São José do Sabugi Paraíba - PB

Suas origens datam de 1926, com a implantação do sítio São José de propriedade do Sr. Raul Aprígio Batista. em 1927 chegam ao local o Sr. Manoel Rodrigues Pinto, nascido em 30 de agosto de 1860, sendo filho do casal: Eliazar Pinto dos Santos e da Sra. Guilhermina Maria dos Santos e compra esta propriedade com a finalidade de aqui fixar morada. constrói a primeira casa no dia 26 de janeiro de 1927 onde o Cônego Viana celebra a primeira missa no local conhecido como São José Manoel Pinto. Também foi realizada a primeira missa realizada a primeira feira sob uma latada neste mesmo ano. Em 1928 iniciou-se a construção da capela, que recebeu a imagem de São José como padroeiro.

São José Manoel Pinto como pioneiros na sua povoação: Manoel Rodrigues Pinto teve como pioneiros sua povoação: Manoel Rodrigues Pinto, Higino Batista de Joventino Aprígio Batista, Manoel Teodorico, Francisco Joventino da Nóbrega, João Venerável da Nóbrega, e José Vicente de Morais.
Gentílico: sabugiense

Distrito criado com a denominação de Caapoã, por ato municipal anterior a 02-03-1938, subordinado ao município de Santa Luzia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Caapoã, figura no município de Santa Luzia.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o município de Santa Luzia passou a denominar-se Sabugi.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Caapoã, figura no município de Sabugi ex-Santa Luzia.

Por ato das disposições constitucionais transitórias deste estado, promulgado a 11-06-1947, o município de Sabugi voltou a denominar-se Santa Luzia.

Pela lei estadual nº 318, de 07-01-1949, o distrito de Caapoã passou a denominar-se São José do Sabugi.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado São José do Sabugi, figura no município de Santa Luzia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação São José Sabugi, pela lei estadual nº 2682, de 22-12-1961, desmembrado de Santa Luzia. Sede no antigo distrito de São José do Sabugi. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Caapoã para São José do Sabugi alterado, pela lei estadual nº 318, de 07-07-1949.