São José Do Brejo Do Cruz

Paraíba

História de São José Do Brejo Do Cruz - PB

São José do Brejo do Cruz Paraíba - PB

Sua história começou na segunda metade do século XIX, aproximadamente em 1862. Seu teritório fazia parte do império do major João Batista (Pai Joãozinho).

A primeira casa construída na localidade São José foi a do major Sabino que faleceu em 20-10-1913, ficando a sua residência para o seu filho, Plácido Francisco, o segundo dono de São José. Com o falecimento de Plácido, em 17-02-1931, passou a ser dono de São José o seu filho Mário Valdemar Saraiva Leão, que doou o terreno ao padroeiro São José. Através desse gesto nobre teve início o povoado.

No dia 5 de setembro de 1936, o prefeito de Brejo do Cruz, Antônio Olímpio Maia, cria a feira de São José, que tem como local a sombra da cajaraneira em frente à casa grande da fazenda. Essa cajaraneira foi plantada pelo patriarca mor, o major Sabino Benício Saraiva Leão Castelo Branco, onde hoje, apesar de centenária, continua frutificando. Também no mesmo dia, é celebrada uma missa na casa grande pelo Monsenhor Antônio Anacleto, quando então é lançada a pedra fundamental da igreja, cuja edificação teve início em janeiro de 1937 e foi concluída na década 1940.

Mário Saraiva além de doar o terreno da igreja, arcou com todas as despesas para a sua construção. Ele também doou todos os terrenos dos prédios públicos, com exceção do Grupo Escolar Olívia Saraiva Maia, simplesmente porque o governador da época era o Dr. Osvaldo Trigueiro, o qual fez questão de comprar o terreno para construir a obra. Além disso, doou terrenos para construção das casas que iniciaram o povoado.

Em 1947, um grupo de estudantes liderados por José Genário Saraiva tomaram a iniciativa de apresentar peças teatrais tanto no povoado de São José como em outras comunidades da vizinhança. Somente no início de 2007, na gestão da prefeita Maria da Natividade Saraiva Maia, foi construído e instalado o teatro municipal João Fernandes de Oliveira que tem como patrono José Genário Saraiva, falecido em 21-01-1986, o qual legou seu nome ao grupo de teatro da cidade.

Entre 1949 e 1952, foi construído o matadouro, o açougue e o cemitério. Somente em 1953 foi construído o mercado público. Em 1982 chegou a energia elétrica ao distrito.

Sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997.

Gentílico: sãojoseense

O distrito foi criado com a denominação de São José, pela lei estadual n.º 2678, de 22-12-1961, subordinado ao município de Brejo do Cruz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 31-12-1963, o distrito de São José, figura no município de Brejo do Cruz.

Elevado a categoria de município com a denominação de São José do Brejo da Cruz, pela lei estadual nº 5912, de 29-04-1994, desmembrado de Brejo do Cruz. Sede no antigo distrito de São José, atual São José do Brejo do Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São José para São José do Brejo do Cruz alterado pela lei estadual nº 5912, de 29-04-1994.