São João Do Tigre

Paraíba

História de São João Do Tigre - PB

São João do Tigre Paraíba - PB

Por volta de 1890, habitada estas terras uma ramificação da família dos Índios Carirís.

A fundação do povoado, data de 1895, com a doação de terras a Paróquia de Nossa Senhora das Dôres, feitas pelo proprietário Cândido José Bezerra. A doação fora feita à paróquia de Monteiro.

Construiu-se uma capela de São João Batista, e ao seu redor começaram a surgir as primeiras casas residenciais e comerciais.

Entre os pioneiros deste povoado que surgia estavam José Bezerra de Medeiros, Manoel Rodrigues Evangelista e Mariano Cordeiro de Medeiros.

Chamou-se Tigre, nome proveniente de animais que os primeiros habitantes matavam na região. Haviam duas fazendas, Tigre de Baixo e Tigre de Cima e ainda Tigre Novo, pertencentes a Cândido José Bezerra. O povoado surgiu na fazenda Tigre de Baixo. O nome Tigre é inadequado, visto que não existe no Brasil, e sim onças pintadas.

Por causa da família que fundou o povoado passou a chamar-se Tigre de Medeiros. Maistarde Jacarará e por fim SÃO JOÃO DO TIGRE.

Gentílico: são-joão-tigrense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Alagoa do Monteiro, o distrito de São João do Tigre.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Alagoa do Monteiro passou a denominar-se simplesmente Monteiro e o distrito de São João do Tigre a denominar-se Tigre.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Tigre ex-São João do Tigre, figura no município de Monteiro ex-Alagoa do Monteiro.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Tigre passou a denominar-se Jacarará.

Pela lei estadual nº 73, de 23-12-1947, o distrito de Jacarará voltou a denominar-se São João do Tigre.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São João do Tigre ex-Jacarará, figura no município de Monteiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Pela lei estadual nº 2110, de 08-05-1959, o distrito de São João do Tigre, passou a fazer parte do novo município de São Sebastião do Umbuzeiro. Criado pela mesma lei.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São João do Tigre, figura no município de São Sebastião do Umbuzeiro.

Elevado à categoria de município com a denominação de São João do Tigre, pela lei estadual nº 2749, de 02-01-1962, desmembrado de São Sebastião do Umbuzeiro. Sede no antigo distrito de São João do Tigre. Constituído de 2 distritos: São João do Tigre e Santa Maria, criado pela mesma lei que criou o município. Instalado em 24-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São João do Tigre e Santa Maria.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
São João do Tigre para simplesmente Tigre alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938.

Tigre para Jacarará alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Jacarará para São João do Tigre alterado, pela lei estadual nº 73, de 23-12-1947.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 2110, de 08-05-1959, transfere o distrito de São João do Tigre do município de Monteiro para o novo município de São Sebastião do Umbuzeiro.