São Domingos Do Cariri

Paraíba

História de São Domingos Do Cariri - PB

São Domingos do Cariri Paraíba - PB

Em 1922, mais precisamente no dia 22 de abril, chegou nesta região o jovem Francisco Amâncio Diniz, que incentivado por seu espírito aventureiro, deixou sua terra natal (a cidade de Taperoá) procurando estender o comércio do qual vivia percorrendo várias regiões do estado. Na época, ao chegar encontrou outros comerciantes que se abrigavam à sobra de uma quixabeira onde colocavam seu produtos a venda. Como não havia até então, demarcações de terras, pois todos que se encontravam aqui, assim como Francisco Amâncio, eram oriundos de outras regiões, foi tomada por ele (Francisco Amâncio) a iniciativa de um povoamento organizado, onde todos por eles liderados, começaram a demarcar as terras.

Tomando as margens do Rio Paraíba como referência, Francisco Amâncio que também era pedreiro, construiu a primeira casa, e foi ele que organizou aos poucos as constuções seguintes, onde podemos destacar as principais obras por ele deixada, como antiga Igreja Velha, o cemitério, e a Igreja nova que também foi iniciativa dele, dando início as obras pouco antes de seu falecimento em 21 de dezembro de 1976. Foi assim, depois de formado um lugarejo, que em 1961 São Domingos galgou a categoria de distrito, ato na época sancionado pelo então Governador Pedro Gondim.

Gentílico: são-dominguense

Distrito criado com a denominação de São Domingos, pela lei estadual nº 2643, de 20-12-1961, suboridinado ao município de Cabaceiras.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de São Domingos, figura município de Cabaceiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Domingos do Cabaceiras, pela lei estadual nº 5903, de 29-04-1994. desmembrado de Cabaceiras. Sede no antigo distrito de São Domingos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 6173, de 11-12-1995, o município de São Domingos do Cabaceiras passou a denominar-se São Domingos do Cariri.

Em divisão territorial datada de 2003, o município já denominado São Domingos do Cabaceiras é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

Alteração toponímica distrital
São Domingos do Cabaceiras para São Domingos do Cariri alterado, pela lei estadual nº 6173, de 1112-1995.