Santa Teresinha

Paraíba

História de Santa Teresinha - PB

No Sítio Cabaças, de propriedade de Pedro Soares Santos, exatamente no local onde se encontra hoje a sede do município, nasceu a cidade de Santa Terezinha.

A primeira casa de tijolos foi construída por João Soares dos Santos, em 1924. A terceira casa a ser erguida no local foi a do Sr. José Vieira, o qual instalou no local uma casa comercial. A quarta casa do lugar foi construída apenas em 1928 por Francisco Rufino de Lucena, onde foi realizada, no dia 17 de outubro de 1931, a primeira missa da cidade. No mesmo ano, realizar-se-ia a primeira feira que perdurou através dos anos com grande movimentação.

Na celebração da primeira missa o celebrante, Padre José das Neves, na época vigário de Patos, solicitou que se fizesse uma coleta pública dali para frente no sentido de angariar fundos para a construção de uma capela, construção esta iniciada logo depois e concluída no ano de 1934.

O Patrimônio de Santa Terezinha, padroeira da cidade, foi doado por Pedro Pereira de Sena, enquanto Francisco Rufino de Lucena doou os meios para a formação do Patrimônio e fundação da cidade.

Distrito criado com a denominação de Santa Teresinha, pelo Decreto-lei Estadual n.º 653, de 05-12-1951, subordinado ao município de Patos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Santa Teresinha, figura no município de Patos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Teresinha, pela Lei Estadual n.º 2.677, de 22-12-1961, desmembrado de Patos. Sede no antigo distrito de Santa Teresinha. Constituído do Distrito sede Instalado em 28-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do Distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.