Santa Cruz

Paraíba

História de Santa Cruz - PB

Santa Cruz Paraíba PB

O município teve origem em 1918, quando João Antônio de Oliveira foi nomeado para o Posto Fiscal do Estado em Taboleiro Formoso, lugar que pertencia ao município de Sousa. Três anos depois, seu filho Nestor Antunes de Oliveira construiu uma latada, onde fez realizar uma feira que passou a contar com a participação de moradores da região. Desenvolveu-se o Povoado, sendo construída, em 1922, uma capela. A primeira missa foi celebrada em 26 de novembro do mesmo ano.

No ano seguinte, Nestor fez a doação de uma quadra ao Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, o núcleo passou a chamar-se Santa Cruz. A seguir, foi construído o Mercado Público.

Com o constante progresso, em 1949, o Povoado foi elevado à categoria de Distrito pertencente ao município de Sousa.

Gentílico: santa-crucense ou santa-cruzense

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz ex-povoado, pelo decreto-lei estadual nº 318, de 07-01-1949, subordinado ao município de Sousa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Santa Cruz, figura no município de Sousa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz, pela lei estadual nº 2707, de 29-12-1961, desmembrado de Sousa. Sede no antigo distrito de Santa Cruz. Constituído do distrito sede Instalado em 31-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o .

Assim permanecendo em divisão tmunicípio é constituído do distrito sedeerritorial datada de 2007.