Igaracy

Paraíba

História de Igaracy - PB

Igaracy Paraíba - PB

A colonização de Igaracy é relativamente recente. Ela teve seu início em 1902 com a implantação da Fazenda Boqueirão, de propriedade de João Brasileira. Conta a história que certa vez, quando Brasileiro se encontrava na roça, teve um desmaio e ficou inconsciente por muito tempo. No local, fez uma promessa se ficasse recuperado, fazia uma novena para Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição, e na última noite levaria um padre e daria uma festa alcançou a graça e cumpriu a promessa. A capela foi construída em 1914. Na época foi organizada uma feira, aos domingos, com grande movimento.

O desenvolvimento do povoado teve seu incremento somente em 1930, quando foram construídas novas casas em redor da igreja. Foram seus primeiros moradores João Soares, João Bernardino, Pedro Lopes e Nezinho Severo. Daí por diante o progresso se fez mais acentuado com a implantação de sítios de fazendas e abertura de casas comerciais. Segundo a tradição, o nome Boqueirão dos cochos originou-se dos Cochos com os quais os índios primitivos da região atravessaram o riacho do Boqueirão. Hoje passando a ser chamada de Igaracy.

Gentílico: igaraciense

Distrito criado com a denominação de Boqueirão dos Couxos, pela lei municipal nº 17, de 0701-1896, subordinado ao município de Piancó.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Boqueirão dos Couxos, figura no município de Piancó.

Assim permanecendo em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Boqueirão passou a ser grafado Boqueirão dos Cochos.

Em territorial datada divisão de 1-VII-1950, o distrito de Boqueirão dos Cochos, figura no município de Piancó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Boqueirão dos Couxos, pela lei estadual nº 2681, de 22-12-1961, desmembrado de Piancó. Sede no antigo distrito de Boqueirão dos Cochos. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-10-1962.

Em territorial datada divisão de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pelo decreto-lei estadual nº 5333, de 07-01-1992, o município de Boqueirão dos Cochos, passou a denominar-se Igaracy.

Em divisão territorial datada divisão de 1-VI-1995, o município já denominado Igaracy é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração de Grafia
Boqueirão dos Couxos para Bqueirão dos Cochos, teve sua grafia alterada, pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943.

Alteração toponímica municipal
Boqueirão dos Cochos para Igaracy alterado, pela lei estadual nº 5333, de 07-01-1992.