Curral Velho

Paraíba

História de Curral Velho - PB

A região que hoje compreende o atual município, antigamente, era chamada de Bruxas e, posteriormente, Buscas, recebendo o topônimo de Curral Velho somente em 1.850, em alusão a um antigo Curral abandonado.

Dizem os historiadores que um senhor chamado Panta-Negro implantou naquele mesmo ano uma fazenda na localidade, transferindo para Francisco Lacerda e, este, deu de presente a seu genro José Cavalcante Estrela de Lacerda, o bravo e lendário Col. Zuza.

O Cel. Zuza mantinha na fazenda que corresponde a toda a extensão da área do atual município, homens armados que combatiam bandidos e eram combatidos pelas forças militares do Estado.

O povoado desenvolveu-se em redor de uma capela construída pelo mestre José Pedro.

Distrito criado com a denominação de Curral Velho, pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.210, de 19-02-1959, subordinado ao município de Itaporanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Distrito de Curral Velho, figura no município de Itaporanga.

Elevado à categoria de município com a denominação de Curral Velho, pela Lei Estadual n.º 2.655, de 21-12-1961, desmembrado de Itaporanga. Sede no atual Distrito de Curral Velho ex-Localidade. Constituído do Distrito sede. Instalado em 10-10-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do Distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.