Cuitegi

Paraíba

História de Cuitegi - PB

Cuitegi Paraíba - PB

Sua história tem início com a colonização portuguêsa que pertinho de Mamanguape, estenderam uma linha de comércio para o interior. Cuitegí ficava em seu intinerário.

Seu nome é derivado de Cuité (árvore da região) e GI (TRIBO INDÍGENA). Conta-se que os tropeiros que iam pra Mamanguape paravam debaixo destas árvores para descanso da tropa e depois seguiam viagem.

O primeiros colonizadores, que se fixaram na região deram-lhe o nome de Cuité. Surgiram as primeiras casas e a povoação floresceu. Sendo sua história mais antiga do que a de Guarabira. Cuitegí possuia um comércio de bom nível, durante os anos 1870 e 1880.

Em 1880, um surto de varíola assolou o município de Guarabiratendo os seus habitantes seguido, em grande parte para a vila de Cuité. Com isso, registrou-se salutar desenvolvimento do comércio local, e surgindo novas edificações. Passado o surto de varíola os comerciantes que já estavam radicados em Cuité, não desejaram retornar pra Guarabira tendo sido necessário o uso da força para conseguir transferir a feira e os comerciantes para a sede do município.

Gentílico: cuitegiense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Guarabira, o distrito de Cuité.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Cuité passou a denominar-se Cuitegi.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cuiteí, figura no município de Guarabira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cuitegi, pela lei estadual nº 2685 de
26-12-1961, desmembrado de Guarabira. Sede no antigo distrito de Cuitegi. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Cuité para Cuitegi alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938.