Caturité

Paraíba

História de Caturité - PB

Caturité Paraíba - PB

O município de Caturité, localizado na região do cariri, tem um passado histórico muito importante e um presente bastante destacável.

Seu nome surgiu na lenda do índio Caturité, que destacou-se na luta contra os portugueses invasores, liderados por Teodósio de Oliveira Ledo, o qual, raptou sua filha Potira, obrigando-o sair do seu esconderijo na Serra, para resgatar a jovem nativa da raça cariri. Cercado pelos inimigos
o bravo índio guerreiro pulou em um abismo do Rio Paraíba juntamente com sua filha e ambos desapareceram para sempre.

Nos anos sessenta, Caturité, já um povoado importante do município de Boqueirão, destacou-se na produção de algodão e mais tarde também desenvolveu a pecuária, sendo considerada uma das maiores bacias leiteiras da região.
A economia se baseia na prática da agricultura de subsistência, com destaque para o milho e o Feijão e a criação de gado. Porém, com a seca que assola a região, essas atividades têm se tornado cada vez mais irrealizáveis.

Caturité uniu o seu passado histórico ao presente tranqüilo e tornou-se um lugar muito bom para viver.

Gentílico: caturiteense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Campina Grande o distrito de Conceição. Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Conceição passou a denominar-se Caturité. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Caturité permanece no município de Campina Grande. Por ato das disposições constitucionais transitórias promulgado em 11-06-1947, transfere o distrito de Caturité do município de Campina Grande para o de Cabaceiras Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Caturité figura no município deCabaceiras. Pela lei estadual nº 2078, de 30-04-1959, transfere o distrito de Caturité do município deCabaceiras para o de Carnoió.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Caturité permanece no município de Carnoió. Pela lei estadual nº 2311, de 27-06-1961, o município de Carnoió passou a denominar-se Boqueirão e o distrito de Caturité figura no município de Boqueirão.Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VI-1995. Elevado à categoria de município com a denominação de Caturité, pela lei estadual nº 5900, de 29-04-1994, desmembrado de Boqueirão. Sede no antigo distrito de Caturité. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Conceição para Caturité alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938.

Transferências distritais
Por ato das disposições constitucionais transitórias promulgado de 11-06-1947, transfere o distrito de Caturité do município de Campina Grande para o de Cabaceiras. Pela lei estadual nº 2078, de 30-04-1959, transfere o distrito de Caturité do município Cabaceiras para o de Carnoió.
.