Cacimba De Dentro

Paraíba

História de Cacimba De Dentro - PB

Cacimba de Dentro Paraíba - PB

O sítio CACIMBA DE DENTRO, de propriedade de um cobrador de impostos chamadoJOSÉ ROCHA, implantado no local onde hoje se encontra a cidade que lhe tomou o nome, por volta de 1880, foi o primeiro passo para a povoação do lugar. Até 1923, a propriedade não era vista combons olhos pelos moradores da região, pois o Sr. JOSÉ ROCHA mantinha sob suas ordens, um grande número de homens fortemente armados e que impunha um autêntico clima de pânico nas circunvizinhanças.

Tal situação foi se transformando aos poucos, com a chegada de novos moradores, procedentes de ARAUNA e dentre eles em 1923, o Sr. PEDRO TARGINO DA COSTA MOREIRA, considerado o verdadeiro fundador do povoado. Construir de imediato um mercado público e abriu uma casa de comércio, além de construir inúmeras casas de moradias que vendia ou alugava as famílias que ali chegavam. Constam-se que entre os primeiros habitantes, BELMIRO COSTA, IDELFONSOFERNANDES DE LIMA, MANOEL BENEVENUTO BARBALHO DE ARAÚJO, ERNESTO HIPÓLITO, FRANCISCO ALVES LEADEBAL, SIMPLICIANO HIPÓLITO, JOÃO PRAEIRO e JOSÉ BONIFÁCIO.

A primeira CAPELA que fora construída em 1922, sofreu ampla reforma no ano de 1966, constituindo-se atual MATRIZ. A origem do nome deve-se ao fato de existirem na propriedade primitiva, duas cacimbas de água de ótima qualidade a VELHA e a NOVA, sendo esta última, mais para dentro da mata, daí o nome com que foi batizada a propriedade e, mais tarde confirmado povoado.

O povoado de CACIMBA DE DENTRO passou a distrito de ARAUNA, por volta de 1937, tendo conseguido sua emancipação política através da Lei 2138 de 08 de junho de 1959, sendo sua instalação oficial a 27 de setembro do mesmo ano, desmembrando do município de ARARUNA e formado um único distrito, o da sede.

Gentílico: cacimbense (de Dentro)

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Bananeiras o distrito de Araruna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cacimba do Dentro, pela lei estadual nº 2138, de 03-06-1959, desmembra do Araruna. Sede no antigo distrito de Cacimba. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-09-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.