Baía Da Traição

Paraíba

História de Baía Da Traição - PB

Baía da Traição Paraíba - PB

BAÍA DA TRAIÇÃO é um dos antigos núcleos de colonização da Paraíba.

Foi ali que aportou a esquerda de Cristóvão Jaques e que os franceses escolheram para sede do comércio de pau brasil. Estes, além de algumas benfeitorias, construíram um forte.

Em 1585, com a finalidade de colonizar a Paraíba, chegou o local, vindo de Pernambuco à frente de 200 homens, Martin Leitão, encontrando resistência por parte dos franceses e seus aliados, os índios potiguares. Vencedores, os lusos levantaram uma povoação construída pelo índigenas que habitavam a região.

Em 1625, foi invadida pelos holandeses, poucos tempo depois expulsos.

Com a chegada dos padres jesuítas o novo povoado começou a progredir, sendo elevado à categoria de Freguesia, em 1762.

O primeiro nome da localidade foi Baía de Acergitibiró.
Gentílico: baianense ou baiense

Distrito criado com a denominação de Baía da Traição, pela lei municipal nº 11, de 21-12-1908, subordinado ao município de Mamanguape.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Baía da Traição figura no município de Mamanguape.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Baia da Traição, pela lei estadual nº 2748, de 02-01-1962, desmembrado de Mamaguape. Sede no antigo distrito de Baia da Traição. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-11-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.