Aroeiras

Paraíba

História de Aroeiras - PB

Aroeiras Paraíba - PB

Na região, onde está situado o município, existia uma única casa de farinha, de propriedade de Antônio Gonçalves, para onde os agricultores se deslocavam com carregamentos de mandioca para a transformação em farinha.

Devido a afluência de fabricantes e comerciantes daquele produto, o Sr. João de Souza, construiu em 1881, uma rústica latada, coberta com palha de côco-catolé, que servia de abrigo aos frequentadores da Feira de Catolé dos Sousas, como ficou conhecida.

A feira, que contava com participação de moradores de toda a região, foi crescendo e logo, surgiram novas casas residenciais, formando um núcleo populacional que tarde foi elevado a categoria de Vila pertencentes ao município de Umbuzeiro.

Gentílico: aroeirense

Distrito criado com a denominação de Aroeiras, pela lei municipal nº 12, de 25-10-1905, subordinado ao município de Umbuzeiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Aroeiras, figura no município de Umbuzeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aroeiras, pela lei estadual nº 980, de 02-12-1953, desmembrado de Umbuzeiro. Sede no antigo distrito de Aroeiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963
Pela lei estadual nº 3261, de 01-02-1965, é criado o distrito de Gado Bravo e anexado ao município de Aroeiras.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Aroeiras e Gado Bravo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual nº 5924, de 29-04-1994, desmembra do município de Aroeiras o distrito de Gado Bravo. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.