Arara

Paraíba

História de Arara - PB

Arara Paraíba - PB

Muitas árvores da família das Baraúnas existiam primitivamente no local onde hoje se encontra edificada a Cidade de Arara. Serviam de abrigo aos viajantes que demandavam o Brejo da região do Curimataú onde faziam suas compras de farinha de mandioca e rapadura, alimentos de primeira necessidade disponível naquela área. O local era conhecido como a BARAÚNA DAS ARARAS em virtude do grande números de aves desta espécie ali existente, por volta do ano de 1860.

Proveniente do estado do Ceará, EM 1872, chegou a Solânea o PADRE IBIAPINA, que influiu para o desbravamento e progresso da Zona do Curimataú, que hoje é o município de ARARA. Fundou próximo a atual cidade de Arara a CASA DE CARIDADE DE SANTA FÉ, instalada em 1866, em terreno doado pelo Major ANTÔNIO JOSÉ DA CUNHA, construiu a primeira casa da futura povoação e muito contribuiu para o seu desenvolvimento até 1881, quando faleceu com idade de 94 (noventa e quatro) anos. A Igreja Matriz sob a invocação de NOSSA SENHORA DA PIEDADE, foi iniciada pelo PADRE IBIAPINA, que concorreu para incrementar a comunidade que ali se formava.

Gentílico: ararense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Serraria o distrito de Arara. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Arara, pela lei estadual nº 2602, de 01-12-1961, desmembrado de Serraria. Sede do antigo distrito de Arara. Instalado em 19-12-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1961, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.