Alagoinha

Paraíba

História de Alagoinha - PB

Alagoinha Paraíba - PB

O local onde hoje se situa o município de Alagoinha foi ponto de passagem de contrabandistas franceses, que por volta do século XVI passaram, pela região, à procura do ouro da serra da Capaoba. Na época, a região era habitda pelos índios potiguares.

Os primórdios do povoamento são atribuídos a construção de uma casa, em 1864, às margens de uma lagoa na propriedade de Manoel Félix. Destinava-se a hospedagem dos tropeiros que se dirigiam para a grande feira de Mamanguape.

Na versão apresentada pelo historiador Coriolano de Medeiros, a povoação foi fundada em 1870 por Luiz Honorato, que construíra ali, a primeira residência e um estabelecimento comercial. A ele se juntaram outros pioneiros como o tenente José Joaquim de Moura, capitão Firmino Alves Pequeno, o capitão Francisco da Costa de Paulo Pereira e José Luiz Beltrão.

Gentílico: alagoinhense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município Guarabira o distrito de Alagoinha.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Alagoinha passou a denominar-se Tauatuba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-193, o distrito já denominado Tauatuba figura no município de Guarabira.

Pela lei estadual nº 318, de 07-01-1949, o distrito de Tauatuba voltou a denominar-se Alagoinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Tauatuba, figura no município de Guarabira.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alagoinha pela lei estadual nº 979, de 31-12-1953, desmembrado de Guarabira. Sede no antigo distrito de Alagoinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Alagoinha para Tauatuba, alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Tauatuba para Alagoinha alterado, pela lei estadual nº 318, de 07-01-1949.