Vitória Do Xingu

Pará

História de Vitória Do Xingu - PA

Vitória do Xingu Pará - PA

do município de Vitória do Xingu e o aspecto atual do seu desenvolvimento.

Vitória do Xingu, uma das mais novas cidades paraense está localizada na parte central do grande estado do Pará. Encontra-se na rodovia Ernesto Acioly , margem esquerda do rio Xingu e na margem direita do Igarapé Tucuruí, onde também localiza a sede do município.

Como os demais municípios localizados no Vale do Rio Xingu, tem seu povoamento datado do século XIX, em 1869, dois padres Capuchinhos aportaram nalocalidade de Vitória, onde mantiveram contatos com os Índios Xipaias e Araras. Nesta época os padres Capuchinhos aproveitaram para reabrirem o caminho em direção à comunidade de Altamira.

O povoado de Vitória do Xingu foi dominado por grandes latifundiários, vivendo uma época de coronelismo, sob o domínio de Gaioso, José Porfírio e Agrário Cavalcanrte, perdendo estes os poderes com a fundação do município de Altamira.

Por volta de 1877, coronel Gaioso já dominava a região destacando-se como seringalista e abastecimento no povoado de Vitória que na época possuía pequenos estabelecimentos comerciais.

Gentílico: vitoriense

Distrito criado com a denominação de Vitória, pela lei estadual nº 1139, de 11-051965 e anexado ao município de Altamira.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Vitória permanece no município de Altamira.

Assim permancendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vitória do Xingu, pela lei estadual nº 5701, de 13-12-1992, desmembrado de Altamira. Sede no antigo distrito de Vitória, atual Vitória do Xingu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital
Vitória para Vitória do Xingu alterado, pela lei estadual nº 5701, de 13-12-1992.