Vigia

Pará

História de Vigia - PA

A origem da cidade de Vigia remonta ao tempo em que o território era ocupado pelos índios Tupinambás, que no local fizeram uma aldeia denominada Uruitá.

Atendendo à sua posição, o governo colonial fez dela um posto fiscal, não só para proteger as embarcações que demandavam Belém, como para fiscalizá-las, prevenindo o contrabando.

Desta utilidade veio-lhe o nome atual de Vigia, pelo fato da existência de um posto guarnecido com essa denominação.

Freguesia criada com a denominação de Nossa Senhora de Nazaré, em 1693.

Elevado à categoria de vila com a denominação Vigia, em 1698.

Pela Lei de 15-10-1827 é criado o distrito de Nossa Senhora do Rosário de Colares.

Elevado à categoria de cidade e sede do município com a denominação de Vigia pela Lei Provincial n.º 252, de 02-10-1854.

Pela Lei Provincial n.º 996, de 12-03-1880, é criado o distrito de Porto Salvo e anexado ao município de Vigia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município aparece constituído de 3 distritos: Vigia, Porto Salvo e Colares.

Pelo Decreto Estadual n.º 6, de 04-11-1930, Vigia adquiriu o extinto município de Curuçá, como simples distrito
O Decreto Estadual n.º 78, de 27-12-1930, desmembra do município de Vigia o distrito de Curuça, elevado novamente à categoria de município. Sob o mesmo decreto adquiriu o extinto município de São Caetano de Odivelas.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Vigia, Colares, Porto Salvo e Santo Antônio.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 4.505, de 30-12-1943, o distrito de Santo Antônio passou a denominar-se de Santo Antônio do Tauá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Vigia, Colares, Porto Salvo e Santo Antônio de Tauá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 2.460, de 29-12-1961, desmembra do município de Vigia os distritos de Colares e Santo Antônio de Tauá, elevando-os à categoria de município. Pela mesma Lei foram criados os distritos de Penhalonga e Santa Rosa do Vigia e anexados ao município de Vigia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 4 distritos: Vigia, Penhalonga, Porto Salvo e Santa Rosa do Vigia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Em divisão territorial datada de 1988 o município é constituído de 2 distritos: Vigia e Porto Salvo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.