Tucuruí

Pará

História de Tucuruí - PA

Tucuruí está situado à margem do rio Tocantins, extremo de sua linha navegável, constituindo grande e movimentado entreposto comercial da região formada pelo Tocantins-Araguaia. De Tucuruí, subindo o rio, a navegação torna-se difícil e mesmo impraticável, devido às grandes cachoeiras que obstruem o curso do rio, não fosse a perícia, o arrojo e a coragem dos pilotos regionais, que, em barcos-motores, especialmente construídos, fazem o tráfego até o estado de Goiás.

A povoação de Alcobaça foi fundada em 1781, pelo Governador José de Nápoles Telles de Menezes, com duplo caráter fiscal e militar sobre a navegação do rio Tocantins, como diz a corografia de Teodoro Braga .

Conforme relata o Tenente-Coronel João Roberto Ayres Carneiro, no seu livro "Itinerário da viagem de expedição exploradora e colonizadora ao Tocantins", em 1894 essa povoação fora completamente destruída pelo índio e tornada um deserto.

Em 1870, o Governo provisório do Pará cria a freguesia de São Pedro, no de lugar Pederneiras, do município de Baião, onde então se localizava o principal núcleo populoso daquele trecho do Tocantins.

Em 1875, dá à Freguesia de São Pedro de Pederneiras, do Alto Tocantins, a denominação de São Pedro de Alcobaça, denominação essa que perdurou até 1943, quando, em 1943, surge a nova e atual denominação de Tucuruí, sendo desconhecida a origem política ou geográfica dessa palavra.

Distrito criado com a denominação de Alcobaça, pela Lei Provincial n.º 661, de 31-10-1870, subordinado ao município de Baião.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Alçobaça figura no município de Baião.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela Lei Estadual n.º 4505, de 30-12-1943, o distrito de Alcobaça passou a denominar-se Tucuruí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito de Tucuruí permanece no município de Baião.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tucuruí pela Lei Estadual n.º 62, de 31-12-1947, sendo desmembrado de Baião. Sede no antigo distrito de Tucuruí. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-05-1948
Pela Lei Estadual n.º 158, de 31-12-1948, é criado o distrito de Remansão e anexado ao município de Tucuruí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tucuruí e Remansão.

Em divisão territorial datada de 1988 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.