Tomé Açu

Pará

História de Tomé Açu - PA

Os primeiros habitantes da região do Rio Acará-Mirim foram os índios Tembé, cujas tribos cultivavam uma agricultura de subsistência. Faziam parte da nação Tenetehara, que em tupi guarani significa: nós somos gente verdadeira.

O primeiro homem branco que ocupou o território de Tomé-Açu foi o português José Maria de Carvalho, que também foi o primeiro comerciante de madeira na foz do Igarapé Tomé-Açu, sendo atualmente Fazenda Tomé-Açu. Logo após o comércio madeireiro chegou o Sr. Agapito Joaquim de Cristo, que adquiriu, por aforamento, o terreno onde hoje está localizada a cidade de Tomé-Açu, que naquela época foi denominada de Fazenda Bela Vista.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tomé-Açu pela Lei Estadual n.º 1.127, de 11-03-1955, sendo desmembrado de Acará. Sede no atual distrito de Tomé-Açú. Constituído do distrito sede.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal de 04-10-1955, o município é extinto, sendo sua área anexada ao município de Acará.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o distrito de Tomé-Açu figura no município Acará.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Tomé-Açú pela Lei Estadual n.º 1.725, de 17-08-1959, sendo desmembrado do município de Acará. Sede no atual distrito de Tomé-Açú. Constituído do distrito sede. Não temos a data de instalação do município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.