Quixabá

Paraíba

História de Quixabá - PB

A povoação de Quixabá, localizada às margens do Riacho Canabrava, surgiu em meados da década de 1920, tendo como fundador o fazendeiro Solidônio Pereira de Carvalho que ali se instalara com alguns parentes. Entre 1929/30, por iniciativa de Solidônio, foi erguida na comunidade uma capela dedicada a São Sebastião que se tornaria padroeiro da cidade.

Consta que a primeira feira-livre da vila foi realizada a 08 de agosto de 1928, ocasião em que foram comercializados produtos regionais como rapadura, queijo e mel de engenho.

Há pelo menos duas explicações sobre a origem do nome Quixabá. Uma diz que no local onde surgiu a Vila existiam muitas quixabeiras e essas plantas teriam dado nome à comunidade. A outra versão diz que o nome da cidade veio do vocábulo tupy quessaba que significa lugar de dormir, rede, pouso.

Distrito criado com a denominação de Quixabá, pela Lei Estadual n.º 2.689, de 26-12-1961, subordinado ao município de Cacimba de Areia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o Distrito de Quixabá, figura no município de Cacimba de Areia.

Elevado à categoria de município com a denominação de Quixabá, pela Lei Estadual n.º 3.170, de 06-05-1964, desmembrado de Cacimba de Areia. Sede no atual Distrito de Quixabá. Constituído do Distrito sede. Instalado em 09-05-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.