Sapucaia

Pará

História de Sapucaia - PA

Sapucaia Pará PA

O Município de Sapucaia foi criado através da Lei Estadual nº5.961, de 24 de abril de 1996, sancionada pelo governador Almir Gabriel, com território desmembrado do Município de Xinguara, com sede na localidade de Vila Sapucaia, que passou à categoria de Cidade com a denominação de Sapucaia.

A instalação oficial deu-se no dia 01 de janeiro de 1997, com a posse do prefeito, sr. José Augusto Marinho, seu vice e vereadores, eleitos no pleito municipal de 03 de outubro de 1996.

O nome da cidade é de origem geográfica em referência à árvore que abunda na região.

Gentílico: sapucaiense

Formação administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Sapucaia, pela lei estadual nº 5961, de 24-04-1996, desmembrado de Xinguara. Sede no distrito de Sapucaia ex-localidade de Vila de Sapucaia, situado na Rodovia PA 150. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.