Rio Maria

Pará

História de Rio Maria - PA

Rio Maria Pará - PA

O ATUAL município de Rio Maria é uma das mais recentes do Estado do Pará. Os seus fundamentos históricos foram lançados com a implantação da rodovia que liga Conceição do Araguaia a Marabá. Esse fato fez com inúmeros posseiros se estabelecessem nas margens do ribeirão Mariazinha, com atividades agrícolas e pecuárias.

Após a instalação da firma Madeira Araguaia Ltda., MAGINCO, e outras, à margem do rio Maria, a localidade se desenvolveu, e, em pouco tempo, tornou-se ponto de apoio para as atividades comerciais adjacentes. Assim, em 1982, apoiada pelo então Prefeito de Conceição do Araguaia, Giovanni Correa Queiroz, Rio Maria emancipou-se político-administrativamente.

Gentílico: rio-mariense

Elevado à categoria de município com a denominação de Rio Maria, pela lei estadual nº 5028, de 13-05-1982, desmembrado de Conceição do Araguaia. Sede no atual distrito de Rio Maria ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.