Itupiranga

Pará

História de Itupiranga - PA

O Estado do Pará estende a sua área até o Araguaia, nos pontos em que este faz junção com o Tocantins, pelo que nessa região estão localizados alguns dos seus municípios, como o de Itupiranga, que foi desmembrado do de Marabá.

As zonas do Tocantins e do Araguaia, no Pará, desde as primeiras penetrações nelas feitas, evidenciaram uma enorme atração de agrupamentos humanos e de atividades de trabalho. Os extensos recursos naturais ali existentes proporcionaram o interesse de habitar aqueles locais.

Cite-se, por exemplo, a castanha e o caucho, que se encontram em apreciável quantidade, sobretudo o primeiro, que é uma fonte de renda valiosa da economia local. Também a vastidão e fecundidade do solo para o cultivo agrícola foram motivos relevantes para o povoamento e progresso das terras citadas.

Nos informes históricos sobre Itupiranga, sabe-se que a localidade, onde hoje se erige a cidade, foi fundada, mais ou menos, pelo ano de 1896, com o nome de Lago Vermelho, por extratores de caucho, vindos do Estado de Goiás, chefiados por Lúcio de tal, e como era ponto salubre com a influência do alto preço da castanha, teve logo aumentado o número de seus moradores.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 figura no município de Marabá o distrito de Itupiranga.

Pelo Decreto-lei n.º 2.972, de 31-03-1938, é extinto o distrito de Itupiranga, sendo suas terras anexado ao distrito de Marabá.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 3.131, de 31-10-1938, é recriado o distrito de Itupiranga e anexado ao município de Marabá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o distrito de Itupiranga permanece no município de Marabá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itupiranga pela Lei Estadual n.º 62, de 31-12-1947, sendo desmembrado de Marabá. Sede no antigo distrito de Itupiranga. Constituído de 2 distritos: Itupiranga e Jacundá. Instalado em 14-07-1948.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Itupiranga e Jacundá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 2.460, de 29-12-1961, desmembra do município de Itupiranga o distrito de Jacundá, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.