Dom Eliseu

Pará

História de Dom Eliseu - PA

Dom Eliseu foi um povoado do município de Paragominas. Era conhecido por Quilometro Zero, por ser início da rodovia BR 222, que liga a BR 010 (Belém - Brasília) à Marabá. Posteriormente recebeu a denominação de Felinto Muller e, mais tarde, foi elevado à categoria de distrito com o nome Dom Eliseu, uma homenagem ao bispo Dom Eliseu Corolli.

O primeiro morador do local foi Leopoldo da Cunha, natural de Belém do Pará, que chegou em 1961 como trabalhador da empresa responsável pela abertura da BR 222. A perspectiva de conseguir terras férteis e acessíveis incentivou o processo migratório. A localização estratégica da cidade no entroncamento da BR 010 com a BR 222 contribuiu para o crescimento da localidade.

Dom Eliseu passou à condição de município em 1988, sendo instalado no ano seguinte.

Distrito criado com a denominação de Dom Eliseu, pela Lei Estadual nº 5087, de 14-09-1983, subordinado ao município de Paragominas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dom Eliseu, pela Lei Estadual n.º 5450, de 10-05-1988, desmembrado de Paragominas. Sede no atual distrito de Dom Eliseu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.