Capitão Poço

Pará

 

História de Capitão Poço - PA

A história do município de Capitão Poço está vinculada, de maneira direta, ao processo do chamado avanço das frentes pioneiras, implementado pelo Governo Federal, que resultou na instalação de migrantes, originários de outras partes do país, no território paraense, sob influência da Rodovia Belém - Brasília.

O historiador Carlos Roque, no livro História dos Municípios do Estado do Pará, informa que, no transcurso dos anos 50, foi instalada uma frente pioneira em área pertencente ao município de Ourém, que passou a ser chamada de Capitão Poço. O nome desta frente representou uma homenagem ao explorador conhecido pelo nome de Capitão Possolo, o mesmo que integrou parte da primeira caravana de pioneiros que, no mês de junho de 1955, chegou até o local onde se localiza a sede do Município, que foi batizado como Capitão Poço.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Capitão Poço pela Lei Estadual n.º 2.460, de 29-12-1961, sendo desmembrado de Ourém. Sede no atual distrito de Capitão Poço. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade