Breu Branco

Pará

História de Breu Branco - PA

O nome de Breu Branco está relacionado a grande quantidade de árvores encontradas nessa região que produzem a resina utilizada na fabricação do breu e que podem ser encontradas nessa região.

A elevação de Breu Branco à categoria de município é o resultado das lutas da comunidade. Na sua antiga condição de vila não tinha poder para influir nas decisões referentes ao seu destino.

A cidade foi erguida a partir da doação da Eletronorte de algumas casas de madeira para a população. Cerca de mil e duzentas pessoas foram transferidas para essas habitações, dando origem ao município, localizado à direita da Hidrelétrica de Tucuruí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Breu Branco pela Lei Estadual n.º 5.703, de 13-12-1991, sendo desmembrado dos municípios de Tucuruí, Mojú e Rondon Pará. Sede na vila de Breu Branco. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1999 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.