Água Azul Do Norte

Pará

 

História de Água Azul Do Norte - PA

Água Azul do Norte
Pará - PA



A área denominada Água Azul, pertence ao município de Marabá. Começou a ser ocupada a partir de 1978, pelo pioneiro Antônio Vicente, conhecido por Bigode. A presença de Vicente no local atraiu dezenas de famílias, entre as quais a de Ary Camanéa, que se destacou na luta em defesa dos direitos das pessoas que ali se encontravam. Ary Camanéa, que se destacou na luta em que a área fosse loteada e cada família recebesse seu pedaço de terra para trabalhar e morar.

A prefeitura de Marabá nomeou então um administrador para a vila, Raimundo Alberto de Souza. Durante quatro anos, no período de 1979 a 1982, Raimundo conseguiu a construção de parte da escola da rede municipal, com quatro salas de aula, e do posto de saúde.

Em 1983 foi nomeado o segundo administrador da vila. Anildo Hans, que ficou no cargo até 1986. Na administração de Anildo foram implantadas mais escolas na zona rural. O terceiro administrador da vila, Iderval Felix de Souza ficou no cargo apenas dois anos (de 1987 a 1989). Em 1988 foi criado o município de Parauapebas, ao qual a vila de Água Azul ficou ligada. A região conseguiu eleger o vereador Luiz Rissardi para representá-la na Câmara Municipal de Parauapebas.

No ano seguinte, foi nomeado o quarto administrador da vila, Manoel Raimundo Amorim Garride (conhecido por índio).

O quinto administrador foi Guilherme Cabral de Menezes, que ficou no cargo por apenas seis meses. Ele foi sucedido por Alberto Machado dos Santos, conhecido por Paquinha que administrou a vila de 1990 a 1992.

A distância da sede de Paranuapebas, ficava a 308 quilômetros da vila, levou a populaçãode Água Azul a lutar pela emancipação política. O plebiscito foi realizado em 1991 e seu resultado não deixou dúvidas: quase 100% dos moradores aprovaram a transformação da vila em município, o que foi concretizado naquele mesmo ano. Em 1º de janeiro de 1993. Renan Lopes Souto tomou posse como o primeiro prefeito do município de Água Azul do Norte, tendo como vice-prefeito Jorge Inácio Martins. No mesmo dia foram empossados os primeiros nove veradores.


Gentílico: água-azulense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Água Azul do Norte, pela lei estadual nº 5694, de 13-12-1991, desmembrado de Parauapebas. Sede no atual distrito de Água Azul do Norte ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade