São Pedro Da Cipa

História de São Pedro Da Cipa - MT

São Pedro da Cipa
Mato Grosso - MT

As origens históricas de São Pedro da Cipa vêm do projeto de colonização da Companhia Industrial Pastoril Agrícola- CIPA, que adquiriu do Estado 70 mil hectares de terras, no Vale do Rio São Lourenço.

Nicola Rádica, italiano, adquiriu terras da CIPA, e, em 1949, tomou um avião junto com Milton Ferreira, um dos sócios da empresa colonizadora, para irem ver a gleba. Deu pane no motor do avião, e ainda bem longe do destino, no Pantanal, tiveram de pousar forçosamente e continuar a viagem à pé, com a ajuda de um pantaneiro.

Rádica estabeleceu-se às margens do São Lourenço. Outros foram chegando. Formou-se uma colonização ativa. Em seguida, o mesmo Rádica doou 20 hectares de terras para formação do patrimônio, o que foi a célula-mater do atual município.

Devido ao rio, que banha a sede municipal, Nicola Rádica deu o nome de São Lourenço ao lugar. Mais tarde, o povo, em homenagem a Nicola Rádica, abandonou o nome de São Lourenço e passou a chamar o lugar de Centro Nápoles, em referência à sua nacionalidade.

Por fim, em atenção à companhia colonizadora, tomaram a sigla para o nome, agregando-lhe o nome do orago: São Pedro da Cipa.

Distrito Criado com a denominação de São Pedro da Cipa, pela lei estadual nº 1130, de 17-11¬-1958, subordinado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial, datada de 1-¬VII¬-1960, o distrito de São Pedro da Cipa figura no município de Jaciara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Pedro do Cipa, pela lei estadual nº 5906, de 20-¬19¬91, desmembrado do município de Jaciara. Sede no antigo distrito de São Pedro da Cipa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-¬01¬-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.