Pedra Preta

História de Pedra Preta - MT

Pedra Preta
Mato Grosso - MT

Nos meados da década de 50, as terras, onde está localizada a cidade de Pedra Preta, eram de propriedade do Sr. Noda Guenko, de nacionalidade japonesa, que residia em Rondonópolis.

O Sr. Noda Guenko tinha plano de criar uma cidade neste local. Para executar seus planos, foi até Lins, Estado de São Paulo, a procura do Sr. Jinya Konno, também da nacionalidade japonesa. Após expor suas ideias, combinaram que o Sr. Konno transferiria sua residência para as terras de propriedade do Sr. Guenko, a fim de administrá-las e elaborar o plano de fundação da futura cidade.

Foi assim que a 20 de setembro de 1954, num período politicamente perturbado com a morte do presidente Getúlio Vargas, há poucos dias, chegou o primeiro habitante no local, o Sr. Konno, que trouxe consigo sua mulher e seus três filhos menores.

Como o seu trabalho seria o de implantar uma cidade, foi até Rondonópolis e na residência do Sr. Guenko traçaram as diretrizes e normas de trabalho. Deste encontro, ficou determinado que a cidade receberia o nome de Vale do Jurigue, em virtude do local ser banhado pelo rio Jurigue. Assim, aos poucos o lugar foi sendo habitado.

As dificuldades iniciais eram enormes, devido à falta de infraestrutura. As famílias tinham que se deslocar a Rondonópolis para a compra de alimentos. O percurso era feito a cavalo, ou então em lombo de burro quando não a pé.

Com o passar do tempo, o Sr. Noda Guenko, achou mais sugestivo o nome Alto Jurigue. Mandou que novos mapas de loteamento fossem elaborados com este nome; inclusive determinou que toda documentação fosse confeccionada com a denominação: Alto Jurigue.

Entretanto, esta denominação não foi bem acolhida pelas famílias, que evidentemente povoaram o lugarejo, que passaram a insistir no nome de Pedra Preta em virtude da existência de um córrego, chamado de Águas Claras, que atravessava o povoado e continha em seu leito pedra de cor preta.

Os moradores locais, além daqueles residentes na zona rural, e que por ali transitavam, habituaram-se ao nome de Pedra Preta e nunca se referiam à verdadeira denominação. Diante disso, o Sr. Konno em acordo com o Sr. Guenko fixaram, definitivamente, o nome do patrimônio, que já ganhava aspecto de cidade, assim tendo uma vitória do povo.

Em julho de 1963, o Sr. Noda Guenko veio a falecer na cidade de Rondonópolis.

Já com aspecto de cidade e tendo como comarca a cidade de Rondonópolis, o patrimônio foi elevado à categoria de ″município″, através da lei nº 3.688, de 13 de maio de 1976. Pela lei nº 4004, de 30 de julho de 1988, foi elevada à comarca, sendo instalada no ano de 1989.

Gentílico: pedrapretense

Distrito criado com a denominação de Pedra Preta, pela li estadual nº 2133, de 21-01-1964, é criado o distrito de Pedra Preta, subordinado ao município de Rondonópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pedra Preta, pela lei estadual nº 3688, de 13-05-1976, desmembrado do município de Rondonópolis. Sede no atual distrito de Ponte de Pedra (ex-localidade). Constituído de 2 distritos: Pedra Preta e Ponte de Pedra, ambos desmembrados do município de Rondonópolis. Instalado em 01-02-1977.

Pela lei estadual nº 18-06-1976, o distrito de Ponte de Pedra tomou a denominação de São José do Planalto (ex-localidade Birro).

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Pedra Preta São José do Planalto (ex-Ponte de Pedra).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.