Paranaíta

História de Paranaíta - MT

Paranaíta
Mato Grosso - MT

Fundada pelo mesmo colonizador de Alta Floresta. Ariosto da Riva percebeu a fertilidade das terras nas margens dos rios Teles Pires, Apiacás e Santa Helena, adquiriu a área e ali implantou um novo projeto de colonização.

Paranaíta beneficiou-se das experiências já adquiridas em Alta Floresta, pois se localizava ao norte, mais dentro da Amazônia.

O projeto original da cidade foi prejudicado pela descoberta de ouro na região, introduzindo-se a lide garimpeira nas atividades dos colonos. Posteriormente, se desenvolveu a agropecuária.

A denominação da colonização foi tomada do nome do rio Paranaíta, que faz divisa do município, pelo leste, com o Estado do Pará. Segundo a prefeitura municipal, o topônimo homenageia o Estado do Paraná, de onde veio grande parte dos habitantes do lugar, acrescido do sufixo "ita", que significa pedra.

Destaca-se na região um local chamado "Pedra Preta", de excepcional beleza. Uma enorme pedra que abriga um conjunto de pictogravuras.

Distrito criado com a denominação de Paranaíta, pela lei estadual nº 4352, de 04-10-1981, subordinado ao município de Alta Floresta.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Paranaíta figura no município de Alta Floresta.

Elevado á categoria de município com a denominação de Paranaíta, pela lei estadual nº 5004, de 13-05-1986, desmembrado do município de Alta Floresta. Sede no atual distrito de Paranaíta (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1987.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.