Nova Nazaré

Mato Grosso

História de Nova Nazaré - MT

A primeira denominação do município foi Borecaia, em referência ao rio Borecaia, que corta a sede municipal. A povoação formou-se a partir de assentamentos regionais promovidos pelo INCRA, sendo que a partir da década de oitenta, com a criação da Agrovila Borecaia, intensificou-se o número de famílias que ali residiam.

O município de Nova Nazaré foi criado por lei estadual em 1999 e instalado em 2001.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Nazaré, pela Lei Estadual n.º 7.235, de 28-12-1999, desmembrado do município de Água Boa. Sede no atual distrito de Nova Nazaré (ex-povoado de Nova Nazaré de Borecaia). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.