Nova Maringá

História de Nova Maringá - MT

Nova Maringá
Mato Grosso - MT

A região foi trabalhada por seringueiros. Na década de sessenta, instalaram-se as primeiras fazendas. O fundador do núcleo de colonização, Sr. Antonio José da Silvaque deu origem ao município de Nova Maringá, português de nascimento, que deixou a cidade de Maringá no norte do Estado do Paraná, para estabelecer raízes nesta porção territorial mato-grossense.

Em 26 de agosto de 1969, Antonio José da Silva lançou as bases de fundação da localidade, à qual deu o nome de Nova Maringá. O nome escolhido pelo colonizador faz homenagem à cidade de Maringá, o termo também foi inspirado na canção Maringá, de autoria do compositor Joubert de Carvalho, feita em 1931. A canção é de apelo nativista e fala, segundo depoimento do próprio autor, de uma certa Maringá, corrutela de Maria do Ingá, personagem principal da melodia.

O maior fluxo de colonização na localidade ocorreu em 1978. Dentre os pioneiros destacam-se Rosa Camacho de Souza, Pedro Trizzotte do Nascimento. Rodrigo Ralla, Altair Bertolo e outros.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Maringá, pela lei estadual nº 5982, de 19-12-1991, desmembrado do município de São José do Rio Claro. Sede no atual distrito de Nova Maringá (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.