Nobres

História de Nobres - MT

Nobres
Mato Grosso - MT

O município de Nobres se formou à sombra de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha. O termo Nobres, usado no plural, designa as pessoas da família Nobre: os Nobres. É, portanto, homenagem à família do Sr. Francisco Nobre, dono de uma das sesmarias que deu origem à localidade.

A movimentação na região é bastante antiga, por ser rota de passagem entre Cuiabá, Rosário Oeste e Diamantino.

No ponto onde se situa a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias. Este nome é corruptela de sesmaria, termo designativo do título de terras concedido pelo poder público colonial.

Com o passar dos anos o vilarejo teve denominação alterada, passando a chamar-se Bananal, graças aos extensos bananais que se plantavam nas propriedades da região.

Na divisão territorial do Estado de Mato Grosso, de 31 de dezembro de 1936, a localidade aparece com o nome de Nobres. Em 1943, foi criado o distrito de Paz de Nobres, jurisdicionado a Rosário Oeste.

O decreto legislativo nº 475, de 09 de maio de 1962, desapropriou área para formação do patrimônio.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Rosário Oeste.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nobres, pela lei estadual nº 1943, de 11-11-1963, desmembrado do município de Rosário Oeste e Chapada dos Guimarães. Sede no antigo distrito de Nobres. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-05-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-979.

Pela lei estadual nº 4265, de 12-12-1980, é criado o distrito de Santa Rita e anexado ao município de Nobres.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Nobres e Santa Rita.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Nobres, Bom Jardim e Coqueiral.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.