Figueirópolis D`Oeste

Mato Grosso

História de Figueirópolis D`Oeste - MT

HISTÓRIA

A partir da década de sessenta, se tornou um promissor negócio a colonização em Mato Grosso. Apoiadas por incentivos federais e pela facilidade de obtenção de grandes áreas próprias para a colonização, grande número de empresas, principalmente do sul do país, e já com experiência comprovada, lançaram-se ao novo negócio. Essa atuação empresarial foi decisiva para a mudança do contexto econômico e social de Mato Grosso.

A família Figueiredo ocupou-se da colonização da região de Figueirópolis, tendo a frente o bravo desbravador e pioneiro paulista, José Joaquim de Azevedo Figueiredo.

A história do município se confunde com a da família Figueiredo, haja visto que o próprio nome da cidade, Figueirópolis, é referência ao seu sobrenome. Trata-se de homenagem ao ato de pioneirismo demonstrado por valorosos homens e mulheres que criaram uma cidade numa região até então inóspita e indevassável.

Em 1978, foi instituído o distrito de Figueirópolis. O município foi criado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 5.015. Foi acrescentado o termo "dOeste" para localizá-lo geograficamente em relação ao Estado de Mato Grosso e diferenciá-lo de município homônimo no Estado de São Paulo.