Colniza

Mato Grosso

História de Colniza - MT

HISTÓRICO DE COLNIZA

Grandes dificuldades enfrentaram os pioneiros de Colniza. O maior entrave sempre foi a dificuldade nas comunicações, tratando-se de vias de acesso e telefonia, visto que neste final de milênio o município já instalado possui apenas um posto telefônico. O município foi criado através da lei Estadual nº 7.604, de autoria do Deputado Pedro Satélite, com território desmembrado do município de Aripuanã, até então o maior município do estado de Mato Grosso. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar o executivo Colnizense.

Por ocasião da tramitação da documentação sobre consulta plebiscitaria para a criação do município o deputado Pedro Satélite justificou a ação em função da distância do então distrito de Colniza do município-mãe Aripuanã, que é de 200 quilômetros. Outro fator de distância considerável são os 1.200 quilômetros de Cuiabá à Colniza. Este documento foi redigido em 25 de abril de 1995, e hoje s]ao 139 municípios instalados em Mato Grosso. A consulta plebiscitaria foi um sucesso, pois o povo disse sim nas urnas.

Ainda no período que antecedeu a criação do município, várias ações se desenvolveram no sentido de sensibilizar as autoridades do Estado de |Mato Grosso para virarem os olhos para a distante Colniza.

Dentre os muitos documentos que chegaram à Assembléia , estão ao de Joab F. Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de junho de 19994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no distrito, naquela época passavam.

Também a associação dos pequenos produtores Rurais de Colniza representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto. Ainda foi registrado documentos doa Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Roosevelt e Produtores Rurais do projeto Filinto Muller.