Castanheira

Mato Grosso

História de Castanheira - MT

História de Castanheira

O nome "Castanheira" foi sugerido pelo dr. Hilton Campos, engenheiro civil responsável pelo Projeto Juína, que
A denominação do município teve origem no nome comum e popular do castanheiro ou
castanha-do-pará, árvore de grande porte desta porção territorial amazônica e classificada como Bertholletia Excelsa, da família das lecitidáceas. É a mais alta das árvores da região e seu fruto, é bastante apreciado.

Pode-se dizer que a castanheira é a rainha das árvores da Amazônia, nativa e típica da região. Apesar de ser madeira protegida por lei está em franco processo de extinção.

colonizou vasta área na região noroeste mato-grossense, incluindo-se o próprio município de Castanheira. Segundo ele, o nome foi dado porque haviam muitos castanheiros no local onde está situada a cidade e também em toda a região.

O núcleo Castanheira era rota de passagem para Juína, Aripuanã, Juruena e Cotriguaçu. Mais tarde foi cortada pela rodovia AR-1, implantada pela Codemat, sendo esta a principal artéria regional. Esta via foi aberta sob o comando do engenheiro Hilton Campos.

O município de Castanheira foi criado em 04 de julho de 1988, pela Lei Estadual nº 5.320.