Canarana

História de Canarana - MT

Canarana
Mato Grosso - MT

O nome de Canarana foi escolhido por Norberto Schwantes, um pastor luterano, gaúcho de Carazinho, por ocasião da elaboração do anteprojeto que criaria o núcleo de colonização, em 1972. Schwantes foi um idealizador e muito se deve ao seu trabalho pioneiro.

A melhor forma de traduzir o significado do nome de Canarana é transcrever um trecho do livro Uma Cruz em Terranova, escrito pelo próprio Schwantes, em seus últimos dias de vida ″... Voltei ao Rio, onde Bertoni e Orlando trabalhavam na elaboração do anteprojeto, que já estava quase pronto. Aí, Orlando me perguntou: Como vamos chamá-lo Só então me dei conta de que o projeto precisava de um nome. Pensei em nomes de grandes homens, mas eu não conhecia muito bem nossos heróis nacionais. Nome de santo é que não seria. Então, pensei na flora amazônica e pedi que me fizesse imediatamente uma relação dos nomes de plantas típicas da região... gostei de nomes como buriti, açai, etc. Mas, de repente, um me chamou atenção: Canarana. Que é isso - É um famoso capim da Amazônia, aliás o mais famoso. Gostei do nome, pois lembrava Canaã, a Terra Prometida. Toda aquela aventura já tinha um nome: Projeto Canarana...".

Distrito criado com a denominação de Canarana, pela lei estadual nº 3759, de 29-06-1978, subordinado ao município de Barra do Garças.

Em divisão territorial datada de 1-I-979, o distrito de Canarana figura no município de Barra do Garças.

Elevado à categoria de município com a denominação de Canarana, pela lei estadual nº 4165, de 26-12-1979, desmembrado do município de Barra do Garças. Sede no atual distrito de Canarana. (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1981.

Em divisão territorial datada 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 4774, de 09-10-1984, é criado o distrito de Ribeirão Bonito e anexado ao município de Canarana.

Pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988, desmembra do município Canarana o distrito de Ribeirão Bonito. Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão Cascalheira.

Em divisão territorial datada 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.