Vicentina

História de Vicentina - MS

Vicentina
Mato Grosso do Sul - MT

A antiga comunidade teve origem em 1951 no governo de Eurico Dutra, a partir de colonizações agrícolas realizadas às margens do rio Dourados na altura da MS/376 (rodovia que liga Dourados a Glória de Dourados).

Os primeiros ocupantes eram principalmente migrantes do interior paulista que vieram atraídos pela excelente qualidade da terra.

A distribuição de terras naquela época era feita com a presença do colono, que também ajudava a abrir picadas e em seguida recebia o protocolo do seu lote.

Por Vicentina estar situada a 10 km da margem direita do Rio Dourados e possuidora de solos férteis atraiu muito interesse de fixação dos que por aqui passavam.

Distrito criado com a denominação de Vicentina (ex-povoado), pela Lei nº 2095, de 20012-1963, subordinado ao município de Vila Brasil.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Vicentina figura no município de Vila Brasil.

Pela Lei Estadual nº 2591, de 31-12-1965, o município de Vila Brasil tomou a denominação de Fátima do Sul.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Vicentina figura no município de Fátima do Sul (ex-Vila Brasil)..

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vicentina, pela lei estadual nº 725, de 20-06-1987, desmembrado do município de Fátima do Sul.

Sede no antigo distrito de Vicentina. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei nº , , foram criados os distritos de São José e Vila Rica e anexados ao município de Vicentina. Não existe legislações para estes distritos.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Vicentina, São José e Vila Rica
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.