Santana De Mangueira

Paraíba

História de Santana De Mangueira - PB

Santana de Mangueira Paraíba - PB

O município de Santana de Mangueira-PB, data o século XIX, quando no ano de 1884, onde hoje se situa a sede do município, foi instalada a Fazenda Serrote, pertencente ao Sr. Antônio de Souza Mangueira. No ano de 1883 ele doou um terreno onde foi edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora Santana, quando surgiu uma povoação ao seu redor e foi batizada com o nome de Mangueira. Anos mais tarde devido a uma grande enchente, tal capela foi em partes às ruínas, mas foi reconstruída em tamanho maior, a atual foi edificada no ano de 1957, devido o avanço do progresso com a implantação de fazenda ao seu redor, no ano de 1922 o povoado foi elevado a condição de 1963, por força da Lei nº 3.057 foi elevada a categoria de cidade, sendo instalado oficialmente o município em 31 de outubro de 1963, com o nome de Santana de Mangueira, em honra à família dos seus primeiros colonizadores.

Sua Emancipação Política foi festejada em 05 de novembro de 1963, comemorada anualmente com muita alegria por todos os seu habitantes. A festa em homenagem a padroeira do município é comemorada no período de 16 à 26 de julho, com uma vasta programação religiosa e social.
Gentílico: satanense

Distrito criado com a denominação de Santana de Mangueira ex-povoado, pela lei estadual nº 2772, anexado ao município de Ibiara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santana de Mangueira, pela lei estadual nº 3095, de 05-11- 1963, desmembrado de Ibiara. Sede no antigo distrito de Santana de Mangueira. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.