Mundo Novo

Mato Grosso do Sul

História de Mundo Novo - MS

O território de Mundo Novo nunca foi palco de grandes batalhas ou de outros acontecimentos históricos importantes. Sua fama de pobreza em matéria de materiais preciosos e pedrarias, manteve-o livre de incursões predatórias ao longo dos anos e séculos. Apenas não conseguiu evitar as tropelias dos mamelucos à caça de índios para escravizar, nos primeiros tempos de colonização. Passada, porém, aquela fase cruel, pode-se dizer que reinou paz quase completa e constante naquela região. O que acontecia de desagradável por perto, só afligia a população branca ou ameríndia que vivia do outro lado do Rio Paraná e dependia da corte espanhola ou do via-rei do Peru.

Nem mesmo a longa guerra da Tríplice Aliança que envolveu o Brasil trouxe grande perturbação ao lado brasileiro da fronteira meridional.

Em 1953, chegou à região um imigrante baiano chamado Bento José Luís, mais conhecido pelo alcunho de Bentinho. Em novembro de 1982 este pioneiro de M.N. prestou eloqüente depoimento que pinta em cores vivas, as dramáticas circunstâncias em que o colono devia viver naquela época.

Bentinho, ao aqui chegar, trouxe consigo uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, de um metro de altura, e, para ela, construiu uma capelinha de estuque.

Começou, então, a desenvolver sua roça, depois de desmatar uma pequena área. Mas era tudo muito difícil. Havia na região muita onça pintada e parda, além de porco-do-mato, antas, capivaras e pacas.

O início do povoamento foi em 1955, foi lento e com famílias oriundas do estado de São Paulo. Nesta área de terra situada na fronteira do Brasil com o Paraguai teve início pelo fazendeiro Adjalmo Saldanha. Este loteava sua própria fazenda e vendia lotes às famílias interessadas em residir nesta região. Assim, começou o desmatamento do lugarejo que passou a ser conhecido por Tapui-Porã ( da língua tupi-guarani: Rancho Bonito).

Oscar Zandavalli, um colonizador de fibra, chega em 1955. Possuindo 901 alqueires de terra, passa a efetuar aqui vendas as outras famílias, que ele mesmo trazia do Estado de São Paulo.

Com o passar do tempo, houve interesse do governo federal em promover uma melhor colonização, com um projeto especial de reforma agrária. Muitos criticaram, contudo, para outros foi boa a participação do governo federal na região.

O IBRA, Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, chegou em 1967, desapropriando a área e dividindo-a em pequenos lotes que recebiam o nome de parcelas. Estas parcelas foram entregues aos pequenos agricultores, para pagarem a longo prazo. E nem sabiam o valor real dos terrenos. Essas famílias vindas de outras regiões do país receberam muita ajuda do órgão, em todos os sentidos. Foram desapropriados 72.978,83 hectares de terra e divididas em quase 1.500 lotes rurais.

Distrito criado com a denominação de Floresta, pela Lei Estadual n.º 2.113, de 26-12-1963, subordinado ao município de Iguatemi.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Floresta figura no município de Iguatemi.

Pela Lei Estadual n.º 2.815, de 06-12-1967, o distrito de Floresta tomou a denominação de Jacareí.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o distrito de Jacareí (ex-Floresta), figura no município de Iguatemi.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mundo Novo, pela Lei Estadual n.º 3.693, de 13-06-1976, desmembrado do município de Iguatemi.

Sede no atual distrito de Mundo Novo (ex-Jacareí). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-12979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.