Ladário

Mato Grosso do Sul

História de Ladário - MS

Por ordem de Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, administrador da província de Mato Grosso, o sertanista João Leme do Prado, estabeleceu-se em Ladário, no dia 02 de setembro de1778.

Construiu moradias, plantou lavouras, como ponto de apoio ao seu objetivo, a Fundação de Corumbá. Na mesma região se encontrava o arsenal da marinha, cuja construção foi iniciada no dia 14 de março de 1873, na margem direita do Rio Paraguai com o objetivo de barrar os invasores de outras coroas européias.

Distrito criado com a denominação de Ladário, pela Lei nº 134, de 16-03-1896, subordinado ao município Corumbá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Ladário, figura no município de Corumbá.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Ladário permanece no município de Corumbá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ladário, pela Lei nº 679, de 11 de dezembro de 1953, desmembrado do município de Corumbá.

Constituído do distrito sede. Instalado em 17-03-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.