Deodápolis

História de Deodápolis - MS

Deodápolis
Mato Grosso do Sul - MS

A Vila Novo Horizonte, antes, Vila Bandeirantes, passaria a chamar-se Vila Deodápolis (Deoda=Deodato + polis = Cidade), em homenagem ao Sr. Deodato Leonardo da Silva, um dos primeiros pioneiros e já com a motivação para a criação de um novo município, sendo que, precisamente em 13 de maio de 1976 o então Governador do Estado de Mato Grosso, Dr. José Garcia Neto sancionava a Lei Estadual nº 3.690.

Era instituído o município de Deodápolis, abrangendo a Vila Deodápolis e comunidades adjacentes (Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma), ficando assim o município com 31.520 habitantes.

A marca dos 31 anos atingida, representa a firmação de Deodápolis como importante celeiro agrícola e na pecuária de Mato Grosso do Sul, mas também são os marcos de um novo tempo.

Distrito criado com a denominação de Deodápolis, pela Lei Estadual nº 2907, de 06-01-1969, subordinado ao município de Glória de Dourados.

Em divisão administrativa referente ao ano de 31-XII-1971, o distrito de Deodápolis, figura no município de Glória de Dourados.

Elevado à categoria de município com a denominação de Deodápolis, pela Lei Estadual nº 3.690, de 13-05-1976, desmembrado de Glória de Dourados.

Sede no antigo antigo distrito de Deodápolis.

Constituído de 3 distritos: Deodápolis, Lagoa Bonita e Porto Vilma, todos desmembrados do município de Glória de Dourados. Instalado em 01-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Deodápolis, Lagoa Bonita e Porto Vilma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual nº 834, de 01-07-1988, é criado o distrito de Vila União e anexado ao município de Deodápolis.

Pela Lei nº 835, de 01-07-1988, é criado o distrito de Presidente Castelo e anexado ao município de Deodápolis.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 5 distritos: Deodápolis, Lagoa Bonita, Porto Vilma, Presidente Castelo Branco e Vila União.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 2009.