Bataguassu

Mato Grosso do Sul

História de Bataguassu - MS

Bataguassu Mato Grosso do Sul - MS

Presume-se que a primeira penetração no território de Bataguassu, tenha sido efetuada pelos espanhóis, que terminaram abandonando a região, posteriormente devassada pela família Barbosa, que ali se fixou.

Outros pioneiros demandaram o local subindo o rio Pardo, dentre eles Manoel Cecílio de Lima, mais tarde empreendedor da abertura de uma estrada boiadeira paralela àquele rio, ligando suas terras ao local onde se localiza o Porto XV de Novembro. Pelo rio Ivinhema, também penetraram outros desbravadores, salientando-se Domingos Barbosa Martins, mais conhecido como Gato Preto: , que se tornou posseiro de grande área.

Em 1932, a Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso, firma comercial de Jan Antoni Bata, fundador da Cidade, adquiriu uma gleba, destinada à pecuária e colonização. A firma também explorou a navegação fluvial nos rios Paraná, Ivinhema, Brilhante, Pardo e Anhanduí. Desenvolveu a criação de gado e tentou a colonização em vários pontos, fixando-se finalmente, em 1941, onde se ergue a Cidade.

Ampliando seu plano, a Companhia procedeu ao loteamento de uma área nas proximidades de Bataguassu, destinados à venda ou arrendamento. Com facilidades para aquisição por parte de pequenos lavradores, o empreendimento provocou a migração de muitas famílias, procedentes de São Paulo e do Paraná. O que levou a novos loteamentos, em vários pontos, todos com resultados positivos.

O topônimo teve origem em dois idiomas e pode ser assim decomposto: Bata, do tcheco-eslovaco sobrenome do fundador da Cidade; Guaçu, do tupi-guarani água grande, sendo este último ainda, denominação de um ribeirão próximo à Cidade.

Gentílico: bataguassuense

Elevado à categoria de município e distrito com denominação de Bataguassu , pela Lei Estadual nº 683, de 11-12-1953,desmembrado de Rio Brilhante. Sede no Povoado de Bataguassu. Constituído de 4 Distritos: Bataguassu, Anaurilândia, Bataiporã e Ivinhema. Instalado em 16-05-1954.

Pela Lei Estadual nº 1189, de 20-12-1958, o Distrito de Ivinhema foi extinto sendo seu território anexado ao Município de Nova Andradina.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído de 3 Distritos: Bataguassu, Anaurilândia e Bataiporã.

Pela Lei Estadual nº 1948, de 11-11-1963, desmembra do Município de Bataguassu
o Distrito de Anaurilândia. Elevado à categoria de município. Pela Lei Estadual nº 1967, de 12-11-1963, desmembra do Município de Bataguassu, o Distrito de Bataiporã. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual nº 1109, de 26-12-1963, é criado o Distrito de Porto XV de Novembro e incorporado ao Município de Bataguassu.

Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído de 2 Distritos: Bataguassu e Porto XV de Novembro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1999.