Volta Grande

Minas Gerais

História de Volta Grande - MG

Segundo consta, os primeiros povoadores devem ter atingido o território do atual Município de Vota Grande em fis do século XVIII. O núcleo primitivo da atual cidade teria surgido em torno de uma fazenda. Seu desenvolvimento inicial está ligado a cultura cafeeira que aí se expandiu no século XIX.

Há evidências de que o povoado, por volta de 1870, já apresentava certas importância. A inauguração na localidade da estação da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1874,que contou com a presença do Imperador Pedro II, foi de fato bastante significativo para o crescimento econômico do núcleo populacional e da região.

O povoado, que pertencera anteriormente aos municípios de Mar de Espanha a Leopoldina, foi elevado a distrito pelo decreto nº 404, de 5 de março de 1891 e incorporado ao Município de Além Paraíba. Por força do Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o município , constituído de quatro distritos ( sede, São Luiz atual Trimonte , Água Viva e Estrela Dalva). Em
1953, perde os distritos de Água Viva e Estrela Dalva.